top of page

Epigenómica Nutricional: a sinfonia de Beethoven nas suas células.

https://www.youtube.com/watch?v=W3Kg9w-srFk

Já se deve ter perguntado: por qual razão uma célula do coração é diferente de uma célula do cérebro? As células usam o seu código genético de diferentes maneiras, dependendo de seus postos de trabalho. A combinação das alterações na expressão dos genes numa célula é denominada epigenoma. O ENCODE Project foi o primeiro a investigar este tema e teve como objetivo catalogar os elementos reguladores em células humanas, estudando assinaturas #epigenómicas em modelos in vitro. Em seguida surgiu o Roadmap Epigenomics Projectcom o intuito de dar continuidade a estes avanços, mas desta vez através da análise de amostras colhidas diretamente de tecidos e células humanas - embrionárias e adultas, doentes e saudáveis. Um grande grupo internacional de pesquisadores reuniu 111 epigenomas a partir de diferentes tipos de células humanas, incluindo todos os principais órgãos, células do sistema imunológico e células-tronco embrionárias. Também foi montada epigenomas para células-tronco pluripotentes capazes de se desenvolver em quase qualquer outro tipo de célula do corpo. A relevância destes avanços foi condecorada neste mês na conceituada revista Nature entre outras, reunindo uma coleção de artigos que frisam a necessidade de identificação de biomarcadores epigenéticos que melhor traduzam as distintas assinaturas epigenómicas humanas e melhor direcionem estratégias na prevenção e tratamento de inúmeras patologias. A combinação deste conhecimento será essencial para a compreensão da ligação funcional entre o epigenoma e o genoma. Smith (2015) foi feliz na conclusão que fez sobre este imenso e valioso trabalho ao afirmar: “o epigenoma de uma célula é complexo e primorosamente organizado - assim como uma sinfonia de Beethoven”. Podemos acompanhar no link abaixo o vídeo publicado pela Nature que ilustra bem como o epigenoma precisa estar em perfeita sincronia com o nosso genoma para a manutenção do estado de saúde. Neste preciso momento está a perguntar:: qual a relação da Nutrição com a epigenética? E a resposta seria: TODA!! É o que a comunidade científica define por Nutrigenómica, ou seja, a capacidade de nutrientes e compostos bioativos de alimentos afetarem a expressão dos genes por mecanismos epigenéticos, modulando o curso das doenças.

O impacto da nutrição no funcionamento do nosso genoma pode ocorrer tanto no ambiente intra-uterino quanto no percurso da vida, e até mesmo ser transmitido para às nossas futuras gerações.

Interessante não é? Acompanhe-nos na divulgação das notícias mais recentes sobre esse conceito inovador da ciência da Nutrição: Epigenómica Nutricional aqui no nosso espaço NutriGenome. E ainda como trazer de forma eticamente responsável e capacitada todo esse conhecimento para a prática clínica.


Equipa NutriGenome Referências: Skipper M et al. Presenting the epigenome roadmap. Nature. 2015 Feb 19;518(7539):313. Roadmap Epigenomics Consortium et al. Integrative analysis of 111 reference human epigenomes. Nature. 2015 Feb 19; 518(7539):317-30.






bottom of page